terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sagres




Sagres é uma vila localizada no Município de Vila do Bispo no Algarve. É uma vila tranquila e muito popular no Verão pelos turistas. Durante todo o ano também é visitada pelos surfistas que procuram as óptimas ondas que esta zona oferece para a prática deste desporto.
Sagres é a única região em Portugal com duas costas, a costa meridional e a costa ocidental. Tem um património natural invulgar, de falésias, de natureza selvagem,  de serra e mar, com praias muitas delas quase desertas e de difíceis acessos.
Um dos triunfos da vila de Sagres e o motivo pelo qual também atrai muitos turistas é a Escola de Navegação. Esta Escola ganhou um lugar significativo na história, porque o Infante D. Henrique, filho de D. João I, foi quem mandou construir, foi um marco na história na Era dos Descobrimentos.
Sagres é perfeito para os amantes da natureza, é uma zona do Algarve que continua quase intocável pelo turismo, é ideal para quem  quer descansar e "fugir" da confusão. 

Património Histórico

Fortaleza de Sagres

A fortaleza de Sagres também é conhecida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres. Esta fortaleza foi restaurada em 1990 porque a fortaleza original foi danificada num ataque em 1587 e grande parte também foi destruída em 1755 pelo terramoto.



À entrada do forte encontra-se a "rosa-dos-ventos" que tem um de diâmetro de 43 metros, não se sabe bem como foi usada pelos cientistas à 500 anos atrás, mas pensa-se que  foi o ponto de partida das primeiras caravelas Portuguesas.



Farol do Cabo São Vicente

É o ponto mais Ocidental da Europa. Este farol foi mandado construir por D. Maria II e entrou em funcionamento em Outubro de 1846, sofrendo alterações e melhorias na construção até à data presente.


Forte do Beliche

Este forte foi construído possivelmente no século XVI e sofreu várias destruições ao longo dos séculos. No seu interior encontra-se a capela votada a Santa Catarina, mandada construir pelo Infante D. Henrique, mas o espaço está fechado ao público devido a perigo de desmoronamento.

Torre da Aspa

Assinala o ponto mais alto da Costa Algarvia (156 metros de Altitude), situa-se próximo da praia do Castelejo e identifica-se pelo marco geodésico. Esta torre foi mandada construir com o objectivo de controlar a navegação e defender a costa dos ataques dos inimigos vindos do mar, assim quando avistavam inimigos faziam sinais de alarme para a população. A data de construção desta torre é desconhecida, mas pensa-se que pode ter sido mandada construir no reinado de D. João III entre 1521 e 1557. Hoje em dia é visitada como miradouro, pois este lugar tem um grande panorama onde se pode apreciar toda a costa até ao cabo de São Vicente e Sagres.

Praias

Sagres tem mais de 25 praias com características diversas. As mais conhecidas são:

- Costa Meridional a Sul: Burgau, Cabanas Velhas, Boca do Rio, Salema, Figueira, Furnas, Zavial, Ingrina, Barranco, Martinhal, Mareta, Tonel e Beliche.

(Praia do Burgau)

- Costa Ocidental a norte do Cabo de S. Vicente, como é uma costa recortada e principalmente composta por arribas: Telheiro, Ponto Ruiva, Castelejo, Cordoama, Baariga e Murração.

(Praia do Castelejo) 




Desporto

Ciclismo, vela, passeios de barco, pesca, mergulho, windsurf, surf, kitesurf, bird watching, golf.

Flora e Fauna

O Parque Natural da Costa Vicentina tem cerca de 76 000 ha., tem espécies raras e animais em via de extinção. É também na Costa Vicentina o único local conhecido mundialmente onde a cegonha branca nidifica em falésias marítimas. Os golfinhos e os linces são uns dos mamíferos  que habitam nesta região.

Gastronomia

A maior parte da população de Sagres vive do mar e da terra com que faz que esta região disponha de uma boa e saudável gastronomia.

(Porto de pesca da Baleeira) 
Peixe: Sargo, tamboril, peixe espada, linguado, solmonete, sardinha, carapau, etc.
Marisco: Camarão, sapateira, santola. ostras, mexilhão e perceve.
Carne: Porco, coelho e lebre.
Ingredientes base para os doces: amêndoa, o figo, a gila e os ovos.
 Bebidas: Aguardente de medronho e aguardente de figo.



Alojamento


Neste página encontra-se o link que dá acesso ao booking.com, o melhor site de alojamentos do mundo, pode reservar a sua estadia ao melhor preço do mercado. Boas férias e desfrute do que a vida tem de melhor.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Marvão




Marvão é uma Vila do Alentejo (Alto Alentejo), localiza-se no Distrito de Portalegre, é município e situa-se na Serra de São Mamede.

A vila encontra-se a 850m de altitude no cume de um alto monte, faz fronteira com Espanha a Norte e a Leste, a Sul fica Portalegre e Noroeste situa-se Castelo de Vide.

Marvão é uma Vila Histórica onde o Castelo, as muralhas e as suas paisagens são uma mais valia para o turismo da região. A sua beleza natural juntamente com as típicas casas Alentejanas, desenham um quadro lindíssimo onde certamente não ficamos indiferentes ao contemplar.

Desfrute da calma e paz que esta Vila pitoresca de Marvão lhe pode proporcionar. Local ideal para descansar, ficar hospedado num dos vários turismos rurais que esta zona dispõe, saborear a boa comida típica Alentejana, passear pelos jardins do Castelo apreciado as suas belas vistas, dar um mergulho na praia fluvial do Rio Sever em Portagem que fica bem pertinho de Marvão, ou até dar um saltinho a Espanha.


Galeria de fotos de Marvão













APROVEITE A VILA DE MARVÃO E APROVEITE O QUE O NOSSO PORTUGAL TEM DE MELHOR.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aldeia da Pena


Aldeia da Pena , é uma das aldeias históricas de xisto de Portugal. Esta aldeia pertence à freguesia de Covas do Rio, Concelho de São Pedro do Sul, Distrito de Viseu.





A Aldeia da pena situa-se na serra de São Macário, e tem apenas 9 habitantes e 10 casas de habituação. De difícil acesso, a estrada para lá chegar é estreita e cheia de curvas.









Por se encontrar num vale, esta aldeia confunde-se de longe com a natureza que a rodeia. À entrada encontra-se uma ribeira e uma adega típica da Pena, é o único restaurante e também vende artesanato.


A Aldeia da Pena fica a 20km de São Pedro do Sul e o seu acesso é restrito, os carros não podem entrar na aldeia. 









Um passeio ideal para se fazer a pé e desfrutar das belas vistas que a Serra de São Macário lhe pode proporcionar.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sesimbra





Sesimbra é uma vila piscatória que pertence ao Distrito de Setúbal. É uma vila plantada à beira-mar, situada na península de Setúbal.  



Podemos admirar esta maravilhosa vila de Sesimbra, feita de paisagens de montanhas e mar através dos miradouros do Castelo, do Promontório, do forte do Cavalo e da Quinta de Palames.






Faz parte da paisagem natural de Sesimbra, a Foz do Rio, A Serra da Arrábida, o Cabo Espichel e a Lagoa de Albufeira.



Sesimbra é o local ideal para quem procura óptimas praias de águas cristalinas, esplêndidas paisagens naturais feitas de montanhas e formações rochosas, zonas históricas e uma gastronomia saudável e rica, realçando o peixe e marisco fresco da região, os famosos vinhos da península de Setúbal e o saboroso queijo e tortas de Azeitão.   




Património Natural 


Principais Praias a visitar em Sesimbra

Praia da Califórnia - Esta praia está no coração turístico da região, fica junto da hotelaria, é das mais procuradas da região.    






Praia de Sesimbra/praia do ouro - É uma praia ideal para se divertir, muito procurada pelos jovens, pode-se alugar bananas e barcos.


Praia da Lagoa de Albufeira - É reserva Ecológica Nacional, uma zona de protecção especial de aves. Excelentes condições para a prática de vela, windsurf, kitesurf e canoagem.






Praia do Moinho de baixo/Praia do Meco - Praia situada na Aldeia do Meco (Sesimbra), muito famosa e muito procurada pelos turistas. Está rodeada de dunas, foi a primeira praia oficial de nudistas em Portugal. Devido às suas águas agitadas e ventos fortes é procurada por adeptos de pesca desportiva, de vela e de windsurf. Possui restaurantes de alta qualidade, um deles é o famoso restaurante-bar "amo.te meco".





Praia das Bicas (Meco) - Junto a esta praia existe um parque de campismo. 


Praia da Foz (Meco) - Praia rochosa, sossegada e isolada, frequentada por pescadores e pessoas que procuram descanso.



Património Histórico 


Castelo de Sesimbra 


Igreja de Nossa Senhora do Castelo (Sesimbra)



Forte de Santiago de Sesimbra



- Capela do Espírito Santo dos Mareantes 













- Hospital do Espírito Santo dos Mareantes 













Igreja Matriz de Santiago









Gastronomia 

- Arroz de polvo
- Açorda de marisco
- Ensopado de lulas
- Caldeirada de peixe 
- Bifes de espadarte
- Sardinhas assadas


Posto de Turismo:

Largo da Marinha 26/27, 2970-657 Sesimbra
tel: 21 228 85 40





terça-feira, 21 de agosto de 2012

Luso-Bussaco



O Luso é uma vila do concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, e é conhecida principalmente pelas suas paisagens verdes e pela pureza das suas fontes de águas termais.


A Mata Nacional do Buçaco é uma área protegida, ocupa a maior parte do território desta vila, e nela podemos encontrar paisagens únicas onde possui espécies vegetais do mundo inteiro. Ao longo da mata podemos ainda encontrar um património arquitectónico extraordinário.


Um lugar fantástico para quem quer repousar, desfrutando da Natureza que rodeia esta vila.




Luso





Fontes




Buçaco 


Palace Hotel Bussaco







Descobrindo a Mata do Bussaco até à Cruz Alta



Entrada para a mata


Convento do Bussaco


Fontes






Caminho para a Cruz Alta 
















 Gastronomia Típica da região:


 - Chanfana

- Arroz de pato à antiga

- Cavacas

- caramujos (doce de ovos)

- Arroz doce

- Queijadas





Desfrutem ao máximo!